Imprimir

TIPOS DE PROCESSOS DE BRASAGEM

Escrito por treinasolda. Posted in Processos de Soldagem


Leia o artigo técnico dos alunos da Fatec-SP - Anderson dos Santos Silva e Marcos Antônio

Os processos de brasagem podem ser divididos em três tipos: Brasagem propriamente dita, soldabrasagem e solda branda. Os processos de brasagem distinguem-se dos outros processos de soldagem por exigir apenas a fusão do metal de adição. Não ocorrendo a fusão do metal de base, nem o elevado aquecimento da zona adjacente a região da solda, o material manterá sua natureza estrutural e, consequentemente, suas propriedades mecânicas originais.

 

 

 

Imprimir

Soldagem por Eletroescória - 2

Escrito por treinasolda. Posted in Processos de Soldagem

Leia o artigo técnico do aluno da Fatec-SP - Otavio Augusto Camassi Vittal

O processo de soldagem por eletroescória teve inicio no século passado, dando origem a um processo de soldagem na posição vertical. Os fundamentos do processo de eletroescória já eram conhecidos por volta de 1900, porém só em 1950 o processo de soldagem foi desenvolvido por russos que desenvolveram o princípio do processo no instituto de Soldagem elétrica, Paton (Ucrânia). O processo foi constituído em função da sua eficiência sobre o processo de soldagem a arco submerso na execução de soldas verticais em vasos de pressão. Este processo não depende de calor gerado pelo arco elétrico, o calor requerido é gerado através da resistência à passagem de corrente elétrica por um banho de escória líquida.

Imprimir

Soldagem na Indústria Aeroespacial

Escrito por treinasolda. Posted in Processos de Soldagem

Imagem retirada de: www.aqualified.com

Trabalho escrito pelos alunos da Fatec - SP: Alessandro Sérgio Souza, Alexandre Borghi Cunha, Fabio Henrique Delfino, Guilherme Macella,orientado pelo professor Luiz Gimenes Jr.

O referido trabalho abrange um estudo sobre a indústria aeronáutica, onde mencionaremos a instalação fabril com o objetivo de demonstrar como é o layout da planta de produção e os principais processos de fabricação empregados na construção de aeronaves.

Imprimir

Soldagem Híbrida - Plasma GMAW e Plasma GTAW

Escrito por Infosolda. Posted in Processos de Soldagem

 

Leia o artigo técnico dos alunos da Fatec-SP - James F. C. Machado, André Ferreira dos Santos e Daniel de Jesus

A soldagem híbrida consiste na combinação de diferentes tipos de soldagem em um mesmo processo resultando em características próprias, neste contexto, destacam-se os processos de soldagem híbrida PLASMA/GTAW e PLASMA/GMAW, obtida com a junção das soldagens em uma mesma zona de fusão. A busca por inovações e diferentes métodos de soldagem é crescente em virtude da globalização e da competitividade industrial, sendo que meios alternativos podem ser um diferencial em determinados processos.