Imprimir

GASES DE PROTEÇÃO PARA SOLDAGEM A ARCO ELÉTRICO

Escrito por Infosolda. Posted in Processos de Soldagem

Leia o artigo técnico do professor da Fatec - SP - Luiz Gimenes

O conhecimento da função de cada gás e como poderá influenciar sobre o processo de soldagem que está sendo aplicado poderá beneficiar muito o desempenho da produção. O gás de proteção tem um efeito significativo sobre vários parâmetros do cordão de solda como exemplo podemos citar que: é determinante na velocidade de soldagem e no perfil de penetração e aspecto do cordão, além de influenciar no aporte térmico, quantidade de respingos . Os gases de proteção fornecem uma vantagem competitiva na redução dos custos de fabricação e através do aumento da produção reduzindo taxas de rejeição e melhoria da qualidade.

Imprimir

Fabricação de tubulações utilizando o processo arco submerso

Escrito por Infosolda. Posted in Processos de Soldagem

 

Leia o artigo técnico dos alunos da Fatec-SP - Douglas A. de Oliveira Gomes, Deivid Ferreira Pinho e Jefferson kaio Godinho.

As tubulações industriais são utilizadas em indústrias de processamento, químicas, petroquímicas, refinarias de petróleo, alimentícias e farmacêuticas para transportar fluídos de uma entrada (bomba), para uma saída (reservatório). Tubulação é um conjunto de tubos e acessórios voltados ao processo industrial, principalmente para distribuição de gases, óleos, vapores, lubrificantes e demais líquidos industriais e, chegam a representar 70% do custo dos equipamentos, ou 25% do custo total da instalação.

Imprimir

Estudo da influência da velocidade de soldagem na dimensão dos catetos da solda

Escrito por Infosolda. Posted in Processos de Soldagem

 

 

 

Leia o artigo técnico dos alunos da Fatec - SP - Henrique Costa da Silva, Rafael dos Santos Gonçalves

Este trabalho tem o objetivo de analisar a influência da velocidade de soldagem no perfil de um filete de solda, executado em junta em ângulo (90º entre si). O processo de soldagem que utilizaremos será GMAW com utilização de arame sólido, alguns parâmetros serão fixados para que não interfiram diretamente nos resultados, pois o foco dos testes está na variação da velocidade de soldagem. 

Imprimir

Comparação entre os processos de corte a plasma e oxi-combustível

Escrito por treinasolda. Posted in Processos de Soldagem

Leia o artigo técnico dos alunos da Fatec-SP : Lucas Ramos Soares, Thiago Soares Nascimento

 

Existem atualmente no mercado vários tipos de soluções de corte de metal, e para fazer o melhor negócio é importante selecionar a tecnologia certa que maximize os investimentos e produza os melhores resultados de corte. No mundo todo, o oxicorte e o plasma são as tecnologias de corte mais usadas. E, mesmo com o oxicorte tendo sido visto por um bom tempo como um sistema de corte suficiente para diversas necessidades, o plasma vem se tornando rapidamente a solução preferida visto que, em anos recentes, os avanços tecnológicos o tem tornado mais versátil em comparação com o oxicorte, além de oferecer melhor custo-benefício.