Imprimir

Elementos químicos

Escrito por Infosolda. Posted in Fundamentos

Atualmente, existem 110 elementos químicos que são representados conjuntamente na tabela periódica. Para cada elemento químico ficou estabelecido um nome e um símbolo.

 

Os nomes dos elementos químicos não obedecem a regras; derivam de raízes latinas e gregas e de outras línguas. Os nomes podem homenagear personalidades, entidades mitológicas, países, pontos geográficos e planetas. Os nomes apresentam grafias diferentes nas várias línguas, porém o símbolo é único. Exemplos: polônio (Po) - homenagem à Polônia; califórnio (Cf) - homenagem à Califórnia (USA); plutônio (Pu)-homenagem ao planeta Plutão; tório (Th) - homenagem a Thor (deus mitológico); Einstêinio (Es) - homenagem a Einstein (cientista).

elemento químico é o conjunto de átomos com o mesmo número atômico (Z)

Símbolo químico

Símbolo de um elemento químico é a representação gráfica do elemento, numa linguagem simplificada e unificada. O símbolo é universal. Os símbolos são recomendados pela IUPAC - International Union of Pure and Applied Chemistry.

A escrita do símbolo pode conter uma letra maiúscula, ou uma letra maiúscula seguida de uma letra minúscula. O quadro mostra alguns exemplos de nomes e símbolos de elementos químicos.

 

Elemento

Símbolo

NP atômico

Derivação do nome

Hidrogênio

H

1

Hydro (grego)

Sódio

Na

11

Natrium (latim)

Cobre

Cu

29

Cuprum (latim)

Enxofre

S

16

Sulphur (latim)

Ouro

Au

79

Aurum (latim)

Notação química

Notação química é uma informação importante sobre notação química um dado elemento químico, colocada simetricamente ao redor do símbolo. Exemplos:

 

representa o íon de cálcio com número de oxidação 2+ número 20 atômico 20 e número de massa 40.

representa o elemento químico hélio, número atômico 2 e massa 4. Átomo neutro

 

 Link Relacionado:

Soldagem – Coleção tecnológica SENAI – 1ª ed. 1997