Fundamentos

Massa atômica

Massa atômica

É impossível determinar a massa dos átomos por pesagens diretas. A IUPAC estabeleceu a escala de massas atômicas para os elementos químicos escolhendo um padrão e a grandeza da unidade. Atualmente, o padrão das massas atômicas é o isótopo mais estável do carbono, carbono 12 e a unidade é 1/12 do carbono 12, denominada de unidade de massa atômica “u”.

      Massa atômica de um átomo qualquer é um número que indica quantas vezes o átomo é mais pesado que a unidade “u”. As massas atômicas de todos os elementos estão relacionadas na tabela periódica. Há tabelas de massas atômicas que expressam os valores usando muitos algarismos significativos, porém em muitos casos podem-se usar valores inteiros, para facilitar os cálculos.                                  

Elemento

Massa atômica

Massa atômica arredondada

Oxigênio

15.9994

16

Potássio

39,0983

39

Nitrogênio

14.0067

14

Os átomos encontram-se combinados formando a massa molecular molécula, cuja massa é denominada massa molecular. A massa molecular corresponde à soma das massas atômicas de todos os elementos constituintes da molécula, respeitando o índice de atomicidade. Exemplos:

 


massa molar

Massa molar é a massa, em gramas, de um mol de átomos ou moléculas. A massa molar apresenta o mesmo valor numérico das massas atômicas e moleculares, porém a sua unidade é g/mol.

mol

No Sistema Internacional de Unidades (SI), mol é a quantidade de matéria de um sistema que contém tantas entidades elementares quantos são os átomos contidos em 0,012 quilograma de carbono 12.

Quando se utiliza o mol, as entidades elementares devem ser especificadas, podendo serátomos, moléculas, íons, elétrons ou outras partículas, bem como agrupamentos especificados de tais partículas. Um mol contém 6,02×1023 entidades elementares.

  Link Relacionado: 

Soldagem – Coleção tecnológica SENAI – 1ª ed. 1997

SHARE
RELATED POSTS
Ondas longitudinais
Cargas de mesmo sinal se repelem e cargas de sinais contrários se atraem
Soldagem por resistência – Fundamentos

Deixe seu comentário

*