Higiene e Segurança

Prevenção contra choques elétricos

As medidas de prevenção contra choques elétricos incluem: projetos corretos: bitolas de fios, chaveamento correto (nunca usar as famosas chaves de facas expostas), dispositivos de proteção (fusíveis e disjuntores); aterramento de todas as partes ou estruturas sujeitas a energização por falhas ou defeitos (isto é norma trabalhista, NR-10); isolamento: isolamento físico e elétrico de circuitos, dupla isolação; sinalização e advertência nas instalações em geral e sobretudo nas operações de manutenção; uso de cadeados de segurança em circuitos abertos para manutenção; uso de tensão reduzida e inspeção periódica e manutenção.

É importante observar que as operações de soldagem são quase sempre improvisadas quanto à energia, especialmente na manutenção corretiva. É o começo do risco.

As instalações industriais adequadas têm tomadas blindadas espaçadas nas áreas; circuitos dimensionados para as cargas esperadas, mesmo eventuais e aterramento adequado; o mesmo deve ocorrer com o equipamento de soldagem, de forma que se conecte de forma segura ao circuito.

A exposição ao circuito aberto do arco (a voltagem decircuitoaberto pode chegar aos 80 -100V) em condições críticas de isolamento do soldador, pode ser fatal. Como se costuma dizer que o arco fechado tem uns poucos volts, e que a voltagem é baixa mas a tensão é alta, os operadores descuidam e desprezam o circuito.

Na verdade, o circuito é de alto risco durante o tempo em que está aberto, ou seja, na troca de eletrodo ou de posto de soldagem. Para evitar este risco, existem equipamentos que rebaixam a voltagem do circuito aberto a aproximadamente 25V e restituem toda a potência do circuito quando este é fechado, durante a soldagem.

os cabos devem ser mantidos em bom estado, afastados de outros cabos de energia, mesmo quando desligados, e protegidos em passagens

Durante o trabalho, evitar contatos com pinça, eletrodo, cabos, peça e qualquer outra parte não aterrada. Devem ser preferidos os porta-eletrodos totalmente isolados, inclusive a mola do grampo.

 Link Relacionado:

Soldagem – Coleção tecnológica SENAI – 1ª ed. 1997

SHARE
RELATED POSTS
Substituição de produto tóxico
Fumos
As radiações não ionizantes

Deixe seu comentário

*