Imprimir

Simbologia de soldagem - Símbolos básicos

Escrito por Infosolda. Posted in Simbologia de Soldagem

Simbologia de soldagem

A simbologia de soldagem diz respeito à representação gráfica de todas as informações que são necessárias ao desenvolvimento do trabalho dos profissionais da área. As várias normas que regem a simbologia de soldagem correspondem aos processos de trabalho de indústrias européias, americanas e asiáticas, tais como AWS - American Welding Societty; Euronorm, norma européia; ISO - International Standard Organization -; JIS - Japanese Industrial Standards. As normas mais utilizadas no Brasil sáo da AWS e da ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas.

 

Símbolos

Os símbolos são desenhos que representam orientações para o processo de soldagem; indicam a geometria das juntas, as dimensões e o ângulo do chanfro, a abertura de raiz, o comprimento da solda, o local de trabalho, entre outras informações.

Utilizam-se os símbolos para economizar espaço e trabalho nos desenhos dos projetos e, ao mesmo tempo, fornecer tantas informações quanto se poderiam encontrarem longos parágrafos; além disso, os símbolos tornam a interpretação do desenho mais rápida e fácil. Os símbolos de soldagem podem ser classificados em dois grandes grupos: os símbolos básicos e os suplementares. A norma AWS considera um terceiro grupo, o dos símbolos típicos, que reúne todos os símbolos necessários ã situação de soldagem, bem como as dimensões e especificações de materiais.

Símbolos básicos

Os símbolos básicos de soldagem transmitem as informações elementares do processo. Segundo a AWS, as partes sempre presentes na representação simbólica da soldagem são a linha de referência e a linha de seta.

A linha de referência é um traço horizontal que serve de suporte para as informações a respeito da soldagem. Conforme sua localização, acima ou abaixo da

linha da referência, os símbolos utilizados indicam ações diferentes.

Um símbolo colocado abaixo da linha de referência determina que o procedimento de soldagem deve ser feito no lado indicado pela linha de seta; se o símbolo estiver acima da linha, a soldagem deverá ser feita no lado oposto da linha de seta.

 

 

No caso de soldagem em ambos os lados da peça, aparecerão dois símbolos, um acima e outro abaixo da linha de referência.


A linha de seta parte de uma das extremidades da linha de referência e indica a região a ser soldada; o local exato da soldagem é especificado pelo posicionamento do símbolo, acima ou abaixo da linha de referência. A linha da seta pode ser colocada tanto na extremidade esquerda quanto na direita da linha de referência; cabe ao desenhista do projeto decidir a localização adequada, de acordo com o espaço e a estética do desenho.

 

 

 

A linha de seta pode ser contínua ou quebrada, esta também chamada ziguezague. A linha de seta contínua indica que qualquer um dos lados da junta pode apresentar chanfro. A linha de seta quebrada ou ziguezague indica o lado da junta que deverá ser chanfrado.

a outra extremidade da linha de referência pode apresentar um símbolo semelhante a uma letra v deitada.

Este símbolo é chamado cauda e traz informações a respeito de procedimentos, especificação e normas estabelecidos por associações de soldagem. Essas indicações são compostas de algarismos e letras, representativos do procedimento. Se não for necessária nenhuma especificação, o desenho da cauda pode ser dispensado.

O símbolo da solda por costura é representado como um círculo colocado no meio da linha de referência e apresenta dois traços horizontais que cortam o círculo, um acima e outro abaixo da linha de referência.

O símbolo de solda em ângulo é representado como um triângulo retângulo colocado, acima ou abaixo da linha de referência.

A solda de tampão é representada por um retângulo colocado acima ou abaixo da linha de referência. O retângulo pode conter algarismos, indicando a medida do enchimento em milímetros; a omissão da medida indica que o enchimento é total.

O símbolo de solda por ponto é representado como um círculo colocado no meio da linha de referência.

O símbolo da solda de revestimento é representado como dois semicírculos colocados abaixo da linha de referência e indica que uma ou mais camadas de cordão serão adicionadas ao metal de base, uma ao lado da outra.

 

O símbolo de solda por projeção é representado como um círculo colocado tangencialmente à linha de referência, acima ou abaixo dela.

O símbolo da solda de junta sem chanfro é representado como duas linhas verticais, em um dos lados ou nos dois lados da linha de referência.

Os símbolos das juntas com chanfro são V ou X, meio Vou K, U ou duplo U, J ou duplo J. o chanfro de uma junta é indicado por meio desses símbolos, colocados na linha de referência.

Os variados tipos de juntas com chanfro, seus respectivos símbolos e as representações deles nas juntas podem ser vistos no quadro.

O símbolo da junta com uma face convexa é o desenho de um quarto de circunferência ao lado de uma linha vertical, colocados acima, abaixo ou em ambos os lados da linha de referência. Indica que a face de um ou dos dois membros da junta é arredondada.

Se as duas faces forem convexas, o símbolo será de dois desenhos de um quarto de circunferência colocados acima, abaixo ou em ambos os lados da linha de referência.

O símbolo da solda de fechamento ou de aresta pode ser representado de duas maneiras: no caso de peças curvas ou flangeadas, há duas linhas verticais com ponta curva, acima ou abaixo da linha de referência. Indica que a preparação da junta deve prever uma aresta.

 No caso de uma peça curva ou flangeada e uma peça plana, a representação é de duas linhas, sendo uma reta, vertical, e outra reta com ponta curva, acima ou abaixo da linha de referência.

 

 

O símbolo da solda de suporte é um semicírculo colocado acima ou abaixo da linha de referência e do lado oposto ao do símbolo do chanfro. Indica que um cordão extra de solda deve ser feito na raiz do chanfro. O cordão extra pode ser feito antes ou depois do preenchimento do chanfro; a sequencia de soldagem é indicada pelas linhas de referência.

 

O símbolo da solda de encaixe para junta brasada é representado por duas linhas retas inclinadas, colocadas acima, abaixo ou em ambos os lados da linha de referência. Indica um chanfro inclinado na junta.

 

 Link Relacionado:

Soldagem – Coleção tecnológica SENAI – 1ª ed. 1997