Metalurgia

Calculadora de Pré-Aquecimento

Calculadora de Pré-Aquecimento     

Os metais em sua maioria são bons condutores de calor. Conseqüentemente o calor na região de soldagem é rapidamente escoado por toda a massa envolvida no processo, acarretando um resfriamento relativamente rápido. Em alguns metais esse resfriamento rápido pode contribuir para a formação de microestruturas prejudiciais na região de soldagem. O pré-aquecimento da junta a ser soldada é uma maneira de reduzir a taxa de resfriamento do metal. A temperatura de pré-aquecimento pode variar de 50°C a 540°C, sendo mais comumente aplicada na faixa de 150°C a 200°C.

 Durante a soldagem de aços de alto carbono ou de alta liga existe o perigo de que o depósito de solda e a zona termicamente afetada contenham altos percentuais de martensita, um constituinte duro do aço. Tais soldas possuem alta dureza e baixa ductilidade e podem mesmo vir a trincar durante o resfriamento. O objetivo do pré- aquecimento (e também do pós-aquecimento) é manter o teor de martensita da solda a um nível mínimo. De ambos os tratamentos resultam melhor ductilidade, baixa dureza e menor probabilidade de fissuração durante o resfriamento.

Conheça essa incrível ferramenta que calcula a temperatura de pré-aquecimento para você!

Clique aqui para acessar.

SHARE
RELATED POSTS
Avaliação de defeitos em estruturas soldadas incluindo efeitos de dissimilaridades mecânicas utlizando a metodologia fad
Leia o artigo: distorções em um conjunto soldado
Energia de Soldagem

Deixe seu comentário

*