Fundamentos

átomo

        A matéria é constituída de partículas extremamente pequenas denominadas átomos. O átomo, no modelo atômico formulado inicialmente por Ernest Rutherford em 1911 e completado por Niels Bohr em 1913, é formado por um núcleo circundado por uma região denominada eletrosfera. A eletrosfera é a região ao redor do núcleo do átomo onde se encontram os elétrons, partículas com carga elétrica negativa e que têm massa aproximadamente 1840 vezes menor que a dos prótons. 

núcleo do átomo

O núcleo do átomo é composto de partículas extremamente pequenas dentre as quais se destacam duas: os prótonse nêutrons. Prótons e nêutrons apresentam praticamente a mesma massa, porém os prótons são partículas com carga elétrica positiva, enquanto os nêutrons são partículas sem carga elétrica sendo, portanto, neutros.

Os principais dados a respeito das partículas subatômicas podem ser vistos no quadro.

o número de massa (A) é a soma dos prótons (p) e nêutrons (n): A = p + n

Partícula subatômica

Massa em grama (g)

Massa relativa

Carga elétrica em coulomb (C)

Carga relativa

Próton

1.6726. 10-24

1

1.6022 . 10-19

+1

Nêutron

1.6760 10-24

1

0

0

Elétron

9.1095 10-28

1/1840

1.6022. 10-19

-1

Para simplificar o estudo do átomo consideram-se para as partículas subatômicas os valores de massa e carga relativos, que são valores de comparação.

Os átomos são identificados e caracterizados pelo número atômico. O conjunto de átomos com o mesmo

o número atômico (Z) 6 o número de prótons de um átomo; em um átomo eletricamente neutro, o número de prótons é igual ao número de elétrons: Z = ns de prótons (p)

número atômico caracteriza o elemento químico. Por exemplo, todos os átomos de número atômico 8 pertencem ao elemento químico oxigênio, cujo símbolo é O.

 Link Relacionado:

Soldagem – Coleção tecnológica SENAI – 1ª ed. 1997

SHARE
RELATED POSTS
Elétron
Radioisótopos
Corrente elétrica

Deixe seu comentário

*