Higiene e Segurança

Uso de lentes de contato

Experimentos realizados mostraram que as lentes de contato absorvem fortemente a radiação de grande parte do espectro infravermelho, bem como uma porção do espectro ultravioleta; em função dessa absorção, elas se aquecem, podendo ressecar; existe, portanto, pelo menos um risco potencial de aderência das lentes à córnea.

O grau de aquecimento é em função da intensidade da fonte de radiação e do tempo de exposição. Um experimento revelou que o uso de filtro de proteção adequado para a operação de soldagem (EPI) absorve a radiação, tornando desprezível o aquecimento da lente de contato.

A utilização de lentes de contato nas indústrias deve ser analisada previamente pelo engenheiro de segurança, em conjunto com o médico do trabalho

Até que estudos adicionais possam ser realizados, observam-se as seguintes conclusões preliminares: existe um risco potencial no uso de lente de contato em presença de fontes intensas de radiação, sem o uso de proteção adicional. No caso de operações de soldagem, o risco de aquecimento da lente de contato é controlado, se o soldador estiver usando o EPI filtrante adequado para a atividade.

O uso de lentes de contato pode ser, todavia, contra-indicado se o ambiente de trabalho apresentar outros fatores agressivos como, por exemplo, fumos, poeiras, vapores e gases.

 Link Relacionado:

Soldagem – Coleção tecnológica SENAI – 1ª ed. 1997

SHARE
RELATED POSTS
Fumos metálicos
As radiações não ionizantes
Medidas de controle de ruído

Deixe seu comentário

*