Dicas

App para Calculo de Solda por Projeção

O aplicativo Solda Projeção foi criado com o intuito de ajudar de forma rápida, acessível e simples os Engenheiros de Soldagem, Robotistas Técnicos de Soldagem, Inspetor de Soldagem, Auditores de Qualidade, Líderes de Produção e Operadores. O APP Solda Projeção é capaz de orientar e fornecer os principais parâmetros da soldagem projeção (Força, Corrente e Tempo de Soldagem). O APP utiliza um banco de dados interno obtidos e validados experimentalmente. Através de fórmulas internas calculam os valores aproximados.

A solda Projeção é usada para unir pequenas peças estampadas, geralmente porcas, parafusos e pinos.
A soldagem por projeção é uma variação do processo de soldadura por pontos em que são levantadas projeções sobre uma ou ambas as partes a serem unidas, concentrando a energia de soldadura. Esta técnica permite espaçamentos mais estreitos de solda em materiais mais grossos, o que é possível com a abordagem convencional. A solda por projeção é comumente usada para anexar pontos de conexão, como parafusos e porcas para montagens de chapas metálicas, especialmente na indústria automobilística. Alguns materiais adequados para o processo de soldadura de projeção incluem alumínio, aço de baixo carbono e aço inoxidável.

O método de soldadura por pontos convencional envolve a passagem de um arco elétrico de alta tensão entre dois eletrodos em ambos os lados do material a ser soldado. Isso faz com haja a fusão localizada dos dois materiais, criando assim um “ponto” de solda. A técnica por projeção usa o mesmo princípio de base, mas utiliza uma projeção superficial sobre uma ou ambas as superfícies com os pontos de solda. Estas projeções focam no sentido interior das superfícies internas das folhas de soldadura e concentram o calor gerado durante a descarga de solda. Isto maximiza o potencial da fusão e permite aos materiais mais espessos serem soldados com as mesmas definições atuais.

As projeções das peças são tipicamente de seção transversal esférica ou cônica contundente. Onde ambas as folhas estão em relevo, padrões cuidadosamente calculados de projeções garantem a indexação precisa. As projeções também são muitas vezes utilizadas de forma precisa a fim de alinhar as peças.

Tal como acontece com a soldadura por pontos convencional, os eletrodos são mantidos em rotação estática enquanto as peças de trabalho são avançadas entre eles. A velocidade de avanço tem de ser cuidadosamente concebido para garantir que as projeções correspondam com a temporização de arco de soldadura à medida que passam entre os eletrodos.

A indústria de construção de automóveis usa este procedimento extensivamente na montagem dos veículos. Pontos de conectores, pregos utilizados para prender assentos, painéis, cintos de segurança e acabamento de interior estão geralmente associados com a solda de projeção. Esta técnica também oferece a vantagem adicional de encolhimento mínimo e pouca distorção no local de solda. Materiais de espessura dissimilares são também mais fáceis de soldar utilizando este método.

A soldadura de projeção é um processo adequado para inúmeros metais, incluindo aço de baixo carbono, aço inoxidável e alumínio. O aumento da eficiência significa que as folhas de espessura de até 0,125 polegadas (3 mm) podem com sucesso ser soldadas. Este processo tem algumas desvantagens, tais como os passos adicionais no processo de produção e as limitações em relação aos materiais que podem ser usados. Os benefícios, no entanto, geralmente superam as desvantagens, e por isso a solda projeção é uma boa alternativa em relação à solda por ponto convencional.

Autor do Aplicativo: Alexandre Vasconcelos Aguiar

Link para baixar o App da Play Store

https://play.google.com/store/apps/detailsid=com.galo.alexandrev.soldaprojeo


SHARE
RELATED POSTS
EXPOMAFE – Credenciamento de Imprensa
Simbologia de Soldagem
Harris – Curta nossa página no facebook
1 Comentário
  • Genival
    março 25, 2019 at 6:21 pm

    Muito bom.

Deixe seu comentário

*