Escolas e Cursos

Sede do projeto Cidades da Solda, em Cosmópolis, foi inaugurada dia 9 de janeiro

No dia 7 de janeiro (segunda-feira), aconteceu a aula inaugural do projeto com a primeira turma de alunos.

Cosmopólis (SP) – No dia 9 (quarta-feira), a partir das 8h, foi inaugurado, em Cosmópolis, o Centro de Qualificação em Solda do projeto “Cidades da Solda”, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Desenvolvimento e Cidadania.

A sede foi construída em um terreno de dez mil metros quadrados cedido pela Prefeitura de Cosmópolis, no bairro Recanto Novo Cosmópolis. O espaço possui três salas de aula, 16 cabines para aulas práticas de soldagem, banheiros, almoxarifados, sala de professores, recepção, espaço para convivência dos alunos, entre outros.

Para a inauguração foram convidados representantes da Petrobras, Prefeitura Municipal de Cosmópolis, empresas parcerias do projeto e representantes da comunidade. Durante a cerimônia de abertura, as empresas parceiras do projeto receberão uma homenagem e após a inauguração, o espaço será aberto para visitação dos convidados e de toda a comunidade.

Segundo Lucila Martinez, do ILTC, o projeto recebeu todo o apoio da comunidade local. “No dia em que derrubamos o antigo prédio, que estava condenado, os moradores da região aplaudiram e comemoraram. Nossa intenção é transformar o espaço num ponto educacional, cultural e até turístico para a população da cidade”, explica.

Aula inaugural foi dia 7 de janeiro. Dois dias antes da inauguração da sede, no dia 7 de janeiro, foi ministrada a primeira aula para os alunos inscritos na primeira fase do programa. Serão 60 alunos nesse primeiro ciclo, que vai ter carga horária de 338 horas. As aulas ocorrerão em três períodos: manhã, tarde e noite, de segunda a sexta, com atividades e palestras de temas transversais de cidadania e sustentabilidade aos sábados.

Os cursos compreendem capacitação técnica em soldagem, utilizando metodologia do SENAI-SP, e temas transversais, utilizando metodologia do ILTC. Cada turma será formada por 20 alunos. Além do curso gratuito, os participantes receberão o kit do aluno com material didático, uniforme e equipamentos de proteção individual (EPIs).

Como funciona o projeto? O “Cidades da Solda” tem o objetivo de formar soldadores e maçariqueiros em comunidades carentes, próximas a unidades industriais e fornecedores de bens e serviços.

Em Cosmópolis atenderá 400 pessoas entre 18 e 59 anos, com baixa renda, prioritariamente, jovens das famílias beneficiadas pelo Bolsa Família ou que se enquadram no perfil do programa.

Para participar do projeto é preciso ter idade mínima de 18 anos, ter concluído o ensino fundamental e comprovar residência em Cosmópolis.

Cidades da Solda – Cosmópolis integra as ações do Prominp – Programa de Mobilização Nacional da Indústria de Petróleo e Gás Natural e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Cosmópolis e de empresas parceiras, de porte internacional e nacional, tais como Belgo Bekaert Arames, ESAB – Elektriska Svetsnings Aktie Bolaget, Galvão Engenharia, EBE – Empresa Brasileira de Engenharia, 3M, Jaraguá Equipamentos Industriais, Concrelongo.

A realização, coordenação geral e gestão do projeto está a cargo do ILTC – Instituto de Lógica, Teoria e Filosofia da Ciência, uma instituição privada, de caráter técnico-científico, educacional e beneficente, sem fins lucrativos, criada há mais de 30 (trinta) anos. Tem reconhecimento de Utilidade Pública pelo Estado do Rio de Janeiro (desde 1998), pelo Município de Niterói (desde 1984) e pelo Município de Cosmópolis desde 2011. O Instituto atua em Cosmópolis desde 2005. Cria e difunde conhecimentos e práticas para o desenvolvimento integrado, apoiando a gestão socioambiental da Modernização da Refinaria de Paulínia..

Este projeto é mais uma contribuição ao processo de desenvolvimento Sustentável do Município de Cosmópolis e da RMC, que vem sendo motivado pelas obras de Modernização e Ampliação da Refinaria de Paulínia.

Mais informações no ILTC no telefone (19) 3872-3532 e para cadastramento entre em contato com o CRTC no telefone (19) 3872-2535.

Fonte: http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=224031

SHARE
RELATED POSTS
Vídeos sobre o Treinamento Fronius: Construções Soldadas Técnico, Projetos e Engenharia
Sistema Fiep inaugura em Maringá o Instituto Senai de Inovação em Engenharia de Estruturas
Treinamento em Brasagem

Deixe seu comentário

*