Escolas e Cursos

SENAI inaugura Centro de Tecnologia com a mais potente célula de solda laser da América Latina, fornecida pela TRUMPF

O Laboratório de Excelência em Tecnologia da Soldagem do CTS Solda, inaugurado em 30 de setembro tem  a primeira célula de solda laser com 16 kW de potência laser da América Latina. Fabricada pela TRUMPF com os mais avançados projetos construtivos e de tecnologia embarcada do mundo, o equipamento permite três processos de soldagem: a solda híbrida, a solda por deposição de materiais e a solda laser convencional.

São Paulo, setembro de 2014–O Laboratório de Excelência em Tecnologia de Soldagem do Centro de Tecnologia SENAI Solda (CTS Solda), inaugurado na terça-feira, dia 30 de setembro, é o mais moderno e completo laboratório de solda da América Latina. O espaço é resultado de uma parceria entre SENAI, Agência Nacional de Petróleo (ANP) e Petrobras e recebeu investimento de R$ 12 milhões. 

O laboratório possui a única célula de soldagem a laser da América Latina com 16 kW de potência, o que a torna a mais potente para pesquisa e desenvolvimento de processos de soldagem do Continente. O equipamento foi desenvolvido pela TRUMPF com características construtivas e de tecnologia embarcada de última geração.“É uma das mais avançadas do mundo“, assegura João C. Visetti, diretor presidente da TRUMPF do Brasil. 

A célula permite a solda híbrida, combinação de dois processos de soldagem (MIG, que utiliza fio de cobre, estanho ou alumínio,e o laser) em uma única aplicação, acelerando não só a velocidade bem como a qualidade final do trabalho e diminuindo etapas do processo. O equipamento permite ainda utilizar o processo de solda por deposição em materiais do tipo CRA – CorrosionResistantAlloys – usados na indústria de óleo e gás, muito importantes na exploração de águas profundas, como o pré-sal, e no mercado brasileiro como um todo. Também é possível fazer a solda laser convencional, com a vantagem de poder utilizar a máxima da potência laser para solda de materiais mais espessos, características de aplicação nas indústrias naval e de óleo e gás.

Segundo Visetti, a solda híbrida tem grande aplicação na indústria naval, com a vantagem de reduzir o tempo e aumentar a qualidade final da operação:“ O processo de soldagem usual para chapas grossas, como as que são usadas em navios, por exemplo, utiliza a solda MIG e exige que seja feita a solda de um lado da chapa, depois ela tem que ser virada e soldada novamente, nodo outro lado. Com a solda híbrida, o processo é feito de uma única vez, devido às características dos dois processos, o laser ,que permite derreter o material em grandes profundidades, e o MIG, usado no preenchimento do canal gerado pelo laser“.  

Visetti explica que a solda híbrida apresenta praticamente nenhuma deformação devido ao mínimo de energia térmica aplicado sobre o materiale garante, ao mesmo tempo, a penetração da solda na raiz, atingindo o resultado esperado rapidamente em uma única passada: “O feixe laser aquece a superfície da peça até a temperatura de evaporação, obtendo uma penetração profunda e delgada. Em conjunto é utilizado um arco voltaico, que gera um ponto focal maior. Isso resulta em uma grande profundidade de penetração, com menor zona de influência de calor. A solda híbrida a laser permite, em muitos materiais, obter velocidades de solda mais elevadas com melhor qualidade de acabamento. Há ainda um aumento da tolerância a erros e da estabilidade de processo“, explica. 

Segundo o gerente do CTS Solda, Maurício Ogawa, o laboratórioserá utilizado para o desenvolvimento de pesquisas voltadas às necessidades das indústrias, em especial as que formam a cadeia produtiva do petróleo e do gás. Além disso, vai auxiliar na formação de mão de obra qualificada para o mercado. “Nosso objetivo é dar todo o suporte para as empresas nos trabalhos de soldagem, integridade e inspeção, prestando serviços de alto valor agregado, para que elas tenham cada vez mais competitividade e segurança. Também temos simuladores de processos de soldagem para serem usados na qualificação dos profissionais”, ressalta. 

Sobre a TRUMPF

Fundada há 91 anos, TRUMPF é companhia líder mundial de tecnologia com atuação em três áreas de negócios: Máquinas-Ferramenta, Tecnologia Laser e Eletrônica. Produtos manufaturados com a tecnologia TRUMPF podem ser encontrados em quase todos os setores da indústria, especialmente máquinas-ferramenta para o processamento flexível de chapas metálicas e laser com aplicação industrial. No ano fiscal 2013/2014, encerrado em 30 de junho, a companhia registrou aproximadamente 11000 colaboradores e vendas totais de 2.58 bilhões de Euros (números preliminares). Com cerca de 60 subsidiárias, o Grupo TRUMPF está representado em quase toda a Europa, Américas do Norte e do Sul, e na Ásia. Suas plantas fabris e unidades de produção estão localizadas na Alemanha, China, França, Reino Unido, Japão, México, Áustria, Polônia, Suíça, Singapura, República Tcheca e Estados Unidos. 

Presente no Brasil há mais de 33 anos, com sede em Alphaville, onde concentra a área comercial, assistência técnica, treinamento, estoque, produção de ferramentas. A empresa atende toda América Latinae possui 1500 máquinas instaladas no território nacional; essa intensa atividade local fez com que a companhia triplicasse seu faturamento no país nos últimos quatro anos. 

Para mais informações visite o site: www.br.trumpf.com

TRUMPF – Relações com a Imprensa

Ecco Press Comunicação 

(11) 5543.0039

Nilza Botteon nilza.botteon@eccopress.com.br

Dione Sterque dione.sterque@eccopress.com.br

 

SHARE
RELATED POSTS
Infosolda ministrou mais um Curso de Solda TIG Sanitária
Nova data para o Curso de Tratamento Térmico de Alívio de Tensões
A Infosolda ministrou mais um Curso ASME IX

Deixe seu comentário

*